Temporada em Piri

Pirenópolis se consolida como importante polo cultural musical

Pirenópolis se consolida como importante polo cultural musical

Os Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr., Detonautas, Nando Reis, Tribo de Jah e Zé Ramalho. Esses são apenas alguns dos nomes que agitaram Pirenópolis nos últimos meses com música de primeira. Mas as grandes atrações não param por aí e, até o fim do ano, muita coisa ainda está por vir. Só no mês de agosto, outros três artistas de destaque nacional farão shows na cidade: Natiruts, Ana Vilela e ninguém mais, ninguém menos que Alceu Valença, um dos maiores nomes da MPB.

Apesar de a temporada de grandes shows impressionar, esta intensa movimentação não é de hoje. E não por acaso que a pequena, mas potente cidade do interior de Goiás, que fica a 130 km de Goiânia e a 150 km de Brasília, já vem se consolidando não só como pólo de turismo e gastronomia, mas inclusive como importante polo cultural musical da região Centro-Oeste, quiçá do país. Para o produtor Fabricio Roque, a localização estratégica está entre os quesitos que favorecem a realização de eventos desta magnitude na cidade, que ainda se destaca pela exuberante natureza e um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central.

Ele é um dos organizadores do Piri Gastrô, festival que teve origem justamente na cidade histórica com a proposta de reunir o melhor da gastronomia pirenopolina ao som do melhor da Música Brasileira. Em sua primeira edição, realizada em agosto do ano passado, a programação teve como atração principal o cantor e compositor Nando Reis, com a turnê “Nando Hits”. Agora, um ano depois, o evento levará para Pirenópolis, no dia 26 de agosto, a turnê "Alceu Dispor", de Alceu Valença.

“Escolhemos Piri pelo fato de morar aqui e colocar a cidade no circuito de grandes eventos. A localização da cidade é muito boa, entre Goiânia e Brasília. E o tipo de evento que trazemos para a cidade é o perfil perfeito para o trade turístico. Movimenta pousadas, restaurantes e comércio em geral”, destaca o produtor que, depois de frequentar Pirenópolis por mais de 20 anos, radicou-se no município em 2008.

Fabrício também é idealizador do Festival A.M.E. ( Amor - Música - Esporte), cuja proposta é conectar o público em um evento que celebra a saúde, o bem-estar e a natureza em três dias com muitas atividades esportivas e músicas. Duas edições do evento já aconteceram nos anos de 2018 e 2019 e uma terceira já está programada para 2024, conforme revela Roque. Mas a expectativa é que outros músicos de renome desembarquem na cidade ainda em 2023. Alguns nomes inclusive já estão sendo cotados para se apresentarem neste segundo semestre, como o da cantora e compositora Vanessa da Mata.

Uma excelente oportunidade para desfrutar da grande riqueza arquitetônica, urbanística, paisagística, histórica, cultural e natural desta charmosa cidade.

Imagens:divulgação/internet